Quem sou eu

Minha foto
"Fazer poesia, eu sinto apenas isso, dar ordens à um exército para conquistar um império extinto." Paulo Leminski.

O que está achando do blog?

quinta-feira, 29 de novembro de 2012


Ter ou não ter?

Inicialmente, devo explicitar o tema. Utopias. Eis a questão que tanto nos faz pensar, e em alguns momentos,   nos deixa realmente enlouquecidos. Hoje vivemos em uma sociedade capitalista, e que sou OBRIGADA a admitir que tenha o seu "lado" razoável... Vejamos: Acúmulo de capital, estímulo à competição entre países, portanto, desenvolvimento tecnológico, entre outros. No entanto convivemos com uma das maiores consequências, deste sistema: a desigualdade social.
Durante muitos anos a antiga União Soviética ( hoje Rússia) foi um conhecido país socialista, que tornou-se capitalista por causa da guerra fria com os EUA. O socialismo, assim como o capitalismo tem algumas desavenças: o baixo incentivo ao desenvolvimento tecnológico, e como alguns dizem, universalizar a miséria, mas existem controvérsias.E também suas boas características: Igualdade social e ECONÔMICA, justiça social e forte senso comunitário. 
Segundo Luis Felipe Pondé "Para as sociedades ocidentais funcionarem, temos que comprar. Para comprar no nível que a máquina econômica nos pede, temos que, mais do que comprar, consumir sempre e cada vez mais.", neste trecho percebemos como a sociedade capitalista trabalha e que para eles somos o meio de transporte do lucro facil, no entanto a maioria das pessoas não consegue ir ao shopping, sem ao menos comprar "uma lembrança" para usar no fim de semana, ou qualquer que seja o dia, onde eu realmente quero chegar, é que o consumo desenfreado já faz parte da forma de manter a todos "felizes” e alienados do mundo.
Mesmo vendo o socialismo como a "solução para o mundo" não podemos transformá-lo em uma utopia, pois essa é exagerada, e nada que é "de mais" é bom, por tanto devemos observar TODAS as características, buscando desta forma uma real solução para o problema que vivemos mundialmente hoje.
Uma das partes mais caracterizantes de um dos textos de Pondé é "O Leste Europeu, quando ficou livre, gritou "Prada!“. A liberdade conquistada foi para ir ao shopping no fim de semana e comprar toda essa gama de lixo que se compra, com a "boca cheia de dentes esperando a morte chegar..."." onde vemos que poucos se importam com o ambiental e a sociedade humana.
Talvez a utopia socialista não se torne ruim, mesmo sendo uma utopia, quando é comparada ao capitalismo.
Por fim vejo que os "burgueses" são a mais pura utopia do capitalismo.
A sociedade não passa de o meio de transporte para que os "burgueses" enriqueçam de forma individual e autoritária.